HISTÓRIA

Imagem

            A Associação Casas do Servo Sofredor - CSS teve seu marco de implantação em 13/11/1994, data esta de sua fundação e constituição. Ocorreu a partir do atendimento de um grupo de pessoas flageladas pelas drogas, que se encontravam em situação de rua, desabrigo e vulnerabilidade social e viviam nas imediações da Igreja Matriz da Vila Fanny - Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Curitiba-PR. A realidade desse grupo de pessoas, a forma como tentavam sobreviver naquela situação, motivou a intervenção de religiosos professos da Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - Comunidade Carmelitana, os frades Carmelitas, juntamente com um grupo de leigos, a darem início a esse trabalho de solidariedade e de convivência social, que é a CSS.


            A partir de 23/12/1999, a sede passou a funcionar no Mosteiro Monte Carmelo, Bairro Pinheirinho, nesta Capital. Desde aquela ocasião, o atendimento previa o acolhimento das pessoas pelo período de nove a doze meses no local, preparando-as para a reinserção no contexto familiar, comunitário e social. Após concluído o processo de acolhimento, quando detectada a ruptura/perda parcial ou total dos vínculos familiares, a instituição oportuniza aos acolhidos, após participarem de uma Formação interna e devidamente aprovados pela Equipe Multidisciplinar, a continuidade da permanência em outras unidades de moradias provisórias, em regime de repúblicas, visando a reinserção socioprofissional, denominadas Casas de 2º Passo, preparando-os para aspectos de autonomia/emancipação pessoal e social.

            As unidades da CSS desenvolvem serviços de acolhimento na modalidade de abrigo institucional em regime residencial contemplando pessoas adultas, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 59 anos, em situação de rua e vulnerabilidade social em decorrência do uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas, visando a prevenção ao agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, bem como o restabelecimento dos vínculos familiares e/ou sociais aos seus acolhidos, possibilitando-lhes uma convivência comunitária e, acesso à rede socioassistencial de proteção social, bem como aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, e às demais políticas públicas setoriais. Busca em suas ações a reinserção familiar, comunitária e social, favorecendo o surgimento e desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os acolhidos realizem escolhas com autonomia, além de promover o acesso dos mesmos às programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionadas a interesses, vivências, desejos e possibilidades.

            A CSS veio a expandir suas unidades de execução dos serviços, implementando ações de acolhimento institucional visando a reinserção social para usuários em situação de rua/vulnerabilidade social, que apresentam vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos. As unidades de execução estão, geograficamente, distribuídas em 3 (três) Regionais, sendo elas: Regional Curitiba-PR, Regional Paranavaí-PR e Regional Ilhota-SC. Na Regional Curitiba, há uma unidade de acolhimento institucional situada no município de Contenda/PR, a CSS Casa da Misericórdia, além das existentes em Curitiba. A unidade de acolhimento institucional da Regional Paranavaí, no Noroeste do Estado do Paraná, denominada CSS Fazenda Nossa Senhora do Carmo, está localizada no município de Nova Aliança do Ivaí. Na Regional de Curitiba, a CSS presta também o serviço de acolhimento institucional para o público feminino, inclusive para gestantes e mães nutrizes.